viernes, 26 de febrero de 2010


Vitaminas, mineirais e “pseudo alimentos” industrializados

Já são muitos os alimentos industrializados acrescidos de vitaminas. A Vera Falcao lá no blog dela, já escreveu bem sobre isso. São muitas as coisas que me preocupam nessa tendência: a sobrecarga de sintéticos principalmente nos alimentos destinados ao público infantil, as mentiras prometidas nessas propagandas, como força, energia, vitalidade, esperteza, poder de sedução... isso merece inclusive uma análise psicológica a respeito da má influência da propaganda. Mas assim é o marketing e, como tudo na vida, precisamos perder o olhar ingênuo e ler as entrelinhas.

Mas nossa intenção aquí é ressaltar o crescente uso de vitaminas e minerais sintéticos na alimentação. O alimento, para ser metabolizado corretamente por nosso corpo, necessita conter todos os seus nutrientes. Por exemplo: a cana de açúcar, além de sacarose, contém fibras, ferro e cálcio. A indústria transforma a cana em açúcar branco refinado, e esse processo lhe retira todas as fibras, ferro e cálcio, ficando apenas a sacarose. Ao ingerir açúcar, a digestão desse elemento pede cálcio, ferro e fibras e, ao não encontrar no alimento ingerido, são retirados das reservas do organismo para que se complete o processo digestivo. Conseqüências: descalcificação, anemia, diabetes, prisão de ventre, e aí por diante. Isso acontece com todos os alimentos refinados como a farinha de trigo, o arroz, etc.

Percebendo que nas últimas décadas a população em geral, e em especial as crianças, vem padecendo das mais distintas doenças causadas por carências nutricionais, a indústria decide acrescentar vitaminas, aminoacidos e minerais aos seus produtos refinados. Então nos deparamos com farinha de trigo acrescida de ferro e ácido fólico, açúcar branco com adição de ferro, leites “fortificados”, com vitaminas A, D, C, ferro, alimentos infantis… a lista é enorme! Sempre me pergunto: para que tanto trabalho? Refinar, industrializar, colocar vitaminas sintéticas e ainda por cima criar um fortíssimo esquema de propaganda para que as pessoas se convençam de que precisam comer essas coisas. Não seria bem mais simples comer os alimentos da maneira menos processada possível, onde estão todos os nutrientes ali, sem tirar nem por? E o mais grave é que essas vitaminas e minerais acrescentados são todos sintéticos, adquiridos de laboratórios farmacêuticos. Nosso corpo tem uma programação feita para trabalhar com os nutrientes que estão naturalmente presentes nos alimentos. Quando começamos a ingerir vitaminas e minerais sintéticos essa programação se desfaz, e o corpo “vicia” a só trabalhar com nutrientes sintéticos.

Então, pensemos bem. Comer nescau bola, leite ninho com ferro, farinhas lácteas, neston, mucilon… é o mesmo que ir à farmácia e comprar frasquinhos de vitaminas! Existem muitas coisas mais saborosas e naturais para as nossas refeições.

Dica: uma análise da propaganda do nescau bola feita por alunas da nutrição da unifesp


Verônica Loss

No hay comentarios:

Publicar un comentario