viernes, 26 de febrero de 2010


Farelo de arroz combate colesterol, câncer e prisão de ventre

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

O arroz faz parte da alimentação de mais da metade da população mundial. Na China, há registros de que o alimento é cultivado desde o ano 27 a.C. No Oriente, é símbolo de vida e fertilidade.

Atualmente, utilizamos o arroz polido (arroz branco) -produto resultante do beneficiamento do arroz integral. O grande problema é que durante o processo o arroz perde o gérmen e as camadas externas, e com elas parte de seu valor nutritivo.

O farelo de arroz, sub produto do arroz, é considerado um excelente alimento funcional. Mas apesar de seu alto teor de nutrientes e de fazer bem ao nosso organismo, o jogamos fora.

A enfermeira Rita de Cássia de Carvalho, que estudou e dissertou sobre o assunto, constatou que o farelo ajuda na prevenção e tratamento de algumas doenças crônico-degenerativas, como a hipercolesterolemia (colesterol alto), alguns tipos de câncer e o diabetes. O alimento também ajuda a prevenir a prisão de ventre, a cárie dental e o beribéri, além de atuar na eliminação de produtos tóxicos, como o chumbo. Veja a tabela da composição nutricional do farelo de arroz:


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
POR 100 GRAMAS
Calorias ( Kcal)
450
Proteína ( g )
14
Carboidratos ( g )
49,5
Gordura ( g )
22
Sódio ( mg)
10,6
Potássio ( mg )
1645
Tiamina (mg )
3,1
Niacina (mg)
45
Ferro ( mg )
18,4






Segundo Rita, a quantidade recomendada diariamente para a obtenção dos benefícios está em torno de 60g, quantidade equivalente a quatro colheres de sopa do produto. O farelo pode ser acrescentado em vários pratos, como no bolinho de carne, feijão, tortas e pães, já que seu sabor não é acentuado.

             Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras

Fuente: FOLHAONLINE

No hay comentarios:

Publicar un comentario