viernes, 27 de noviembre de 2009



Ciência atribui mais virtudes à LINHAÇA


Pesquisadores conseguem regenerar neurônios

Pesquisas feitas por médicos brasileiros abrem caminho para a regeneração de neurônios.

Veruska Donato
São Paulo, SP

A descoberta veio de um laboratório na Universidade Federal de São Paulo.
Nos testes, os pesquisadores provocaram crises de epilepsia nos ratos, isso porque já se sabe que crises prolongadas de epilepsia podem causar lesões em neurônios.
Os ratos foram separados em dois grupos. Um deles passou a receber doses diárias de Ômega três. Foi aí que os cientistas notaram
que no cérebro desses ratos que tomaram o suplemento surgiram novos neurônios.
"Podemos dizer que o cérebro é capaz de se regenerar, ou seja, capaz de produzir novas células. Então isso para a gente é bastante interessante", explica o médico, Fulvio Alexandre Scorza.
No ano passado os cientistas já haviam descoberto que o Ômega três ajudava a prevenir a morte das células cerebrais.
Os médicos tomaram o cuidado de testar nos ratos a mesma quantidade de Ômega três recomendada aos humanos: que é a ingestão de peixes três vezes por semana. Os peixes que contêm a maior quantidade de Ômega três são o Salmão, o Atum e a Sardinha, de águas frias e profundas.
Desde então, mesmo sem a comprovação em laboratório do efeito em seres humanos, os médicos da Unifesp e da USP de Ribeirão Preto adicionaram o Ômega três à dieta de pacientes - crianças - com epilepsia.
A assistente social, Érica Almeida toma remédio desde os 19 anos, quando descobriu que tinha a doença. Como boa mineira, ela confessa: adora uma carne vermelha, mas agora com a nova descoberta já pensa em mudar de hábito. "Peixinho mesmo só quando vou na praia, mas agora vamos incluir o peixinho no cardápio".
"Nunca deve abandonar a medicação, vai ser sempre prescrito pelo médico juntamente com a medicação".
Fonte: Jornal da Globo, publicado em 26 de novembro de 2009.

Nota La Tribu: Sabemos que a nossa já tão conhecida e difundida semente de linhaça é a fonte mais rica em ômega 3 presente na natureza, e essas novas pesquisas científicas vêm a incrementar as tantas virtudes de esse maravilhoso alimento. Além disso, sai muito mais barato consumir linhaça que Salmão, Atum e Sardinha, alimentos esses que se têm tornado caros para a maioria da populaçao. Também consideramos a ingesta de ômega 3 através da linhaça muito mais saudável e natural que aquela sugerida pela indústria láctea, o "leite com ômega 3", já que o ômega 3 acrescido ao leite industrializado é proveniente de laboratórios, e leite, como já vimos antes, é alimento pro filho da vaca, nao para nós seres humanos e muito menos para nossos filhos.



No hay comentarios:

Publicar un comentario